sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Um novo cangaço domina o interior

A Polícia não consegue conter a atuação das quadrilhas nos municípios. O Ceará tem o menor efetivo policial do Brasil


Em menos de uma semana, as cidades do interior do Estado foram os alvos das ações de criminosos. Ontem, de 15 a 20 homens armados sitiaram o município de Ibicuitinga, e parte do grupo invadiu a agência do Banco do Brasil local, rendendo os policias militares. Os ladrões roubaram um cofre do banco, após pegarem dois PMs como reféns. A quadrilha utilizava armas longas e fugiu em dois veículos – uma L-200 e uma Frontier. A Polícia acredita que seja o mesmo bando que arrombou o BB de Banabuiú, na madrugada de quarta-feira.


Conforme a Polícia, os assaltantes estacionaram os veículos durante a madrugada em frente ao prédio onde funciona o banco, atiraram contra os pneus da viatura e renderam os policiais. Dos três PMs, um conseguiu fugir. Os outros foram feitos reféns. Com a retirada do cofre, a quadrilha seguiu em direção à localidade de Chile, onde se embrenhou em um matagal.

Luciano Barreto, titular da Delegacia Regional de Russas, disse que a Polícia já vem investigando, trocando informações e estudando as ações desses grupos. O delegado ressaltou que estes dois assaltos seguidos mudaram um pouco o acompanhamento dos casos. “Eles usaram uma tática que não é comum. Geralmente, os bandidos fazem um intervalo de 15 a 30 dias para invadir outras cidades. Já temos, inclusive, vários nomes. Precisamos agora reunir provas para tirar as quadrilhas de circulação”, afirmou Barreto.

EFETIVO REDUZIDO

Questionado sobre a situação que hoje das cidades do interior do Estado, que estão sendo dominadas pelos bandidos, Luciano Barreto salientou que existe uma grande dificuldade de trabalhar para prender e evitar novas ações dos criminosos. “Além de não termos um efetivo suficiente de policiais civis e militares nos municípios para coibir as investidas de quadrilhas, os bandidos ainda se embrenham nos matagais que dão acesso a localidades distantes e fogem para outros estados. Isto dificulta bastante o trabalho de captura.”

Durante todo o dia, equipes de policiais civis e militares fizeram diligências nas redondezas. Dois helicópteros do Ciopaer sobrevoaram a região, também no encalço dos bandidos. No começo da tarde, um dos veículos e o cofre retirado do banco foram encontrados pela Polícia. Até o fechamento desta edição, nenhum dos envolvidos tinha sido identificado.

PMS VÍTIMAS

Nem mais a Polícia escapa da violência dos criminosos. Além do assalto ao Banco do Brasil de Ibicuitinga, em que PMs foram feitos reféns, no início da semana, um policial militar foi vítima do ataque de bandidos que estão sitiando as cidades do interior. Ele foi assassinado durante uma tentativa de assalto a um posto da Sefaz de Aracati. E, na última quarta-feira, o BB de Banabuiú também foi alvo de assaltantes. A mesma agência já foi invadida três vezes só este ano e, até agora, ninguém foi capturado. O Ceará tem hoje o pior efetivo policial de todo o Brasil, segundo a Polícia.

A equipe do jornal O Estado tentou entrar em contato com o superintendente da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, e com o secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, mas não teve êxito.


FONTE: http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=10&noticiaID=36380

Nenhum comentário:

Postar um comentário