sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

´Alemão´ voltará para a penitenciária do MS

11/2/2011


Ontem, vários presos que estavam no IPPOO II, onde houve o resgate de dez detentos, foram levados para a CPPL I

Temerosas diante do risco de fuga daquele que foi apontado como o homem que comandou o maior furto a banco na história do País, as autoridades do Sistema Penitenciário do Ceará se anteciparam e conseguiram do Ministério da Justiça (MJ) uma nova transferência do assaltante Antônio Jussivan Alves dos Santos, o ´Alemão´, para a Penitenciária de Segurança Máxima do Mato Grosso do Sul.

A transferência já está autorizada pelo Conselho Penitenciário Nacional (Copen), órgão do MJ, mas, por medida de segurança, deve ocorrer somente na próxima semana, em dia e hora que são mantidos em sigilo. Novamente, caberá à Polícia Federal fazer a escolta do criminoso condenado a 49 anos de prisão pelo furto de R$ 164,8 milhões do BC, em agosto de 2005.

Agentes federais do Comando de Operações Táticas (COT) da PF virão a Fortaleza de avião e receberão, nesta Capital, o reforço do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) para levar o bandido até o Aeroporto Internacional Pinto Martins.

Passagem

Esta será a segunda vez que o assaltante cearense é levado para outro Estado. Em fevereiro de 2008, quando foi capturado em Brasília, ´Alemão´ teve uma passagem meteórica por Fortaleza. Passou apenas oito horas nesta Capital, apenas o tempo necessário para que fosse interrogado pela Justiça Federal.

Logo após a audiência com o juiz federal Danilo Fontenele, o assaltante seguiu para o Mato Grosso do Sul, onde ficou recolhido até o ano passado. Seu retorno para Fortaleza foi revelado, com exclusividade, pelo Diário do Nordeste.

Desde então, ele é mantido numa cela isolada (monitorada 24 horas por câmeras) da Casa de Privação Provisória da Liberdade III (CPPL III), em Itaitinga.

O risco de fuga de ´Alemão´ aumentou após o resgate ocorrido, no último sábado, no Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II), também em Itaitinga. Na ocasião, uma quadrilha armada com fuzis disparou tiros contra os policiais militares que faziam a guarda externa, ao mesmo tempo em que dez presos, armados com pistolas, rendiam os agentes penitenciários nas dependências da unidade, numa ação simultânea.

Entre os dez homens que conseguiram fugir do IPPOO II está o ´braço-direito´ de Alemão, seu primo e também assaltante de bancos, Marcos Rogério Machado de Morais, o ´Rogério Bocão´, integrante da facção criminosa paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). A fuga de ´Rogério Bocão´ levou as autoridades cearenses a ficarem em alerta máxima quanto à possibilidade de o grupo resgatar ´Alemão´.

Surpresa

Ontem, de forma surpreendente para os agentes penitenciários da CPPL I, dez presos que estavam no IPPOO II, chegaram ali. A remoção gerou um estado de revolta entre os agentes, pois, no dia anterior, eles haviam se recusado a obedecer a uma ordem da direção da CPPL I para evacuar uma ala onde estavam 50 dos 1.100 internos. O esvaziamento seria para abrigar presos do IPPOO II.

"Estão botando a faca na garganta dos agentes. Estão querendo transferir presos do IPPOO II para a CPPL I, que é ainda mais insegura. Todas as câmeras do monitoramento (eletrônico) e os detectores de metal não estão funcionando na CPPL I", denunciou Socorro Marques, presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará.


FERNANDO RIBEIRO
EDITOR DE POLÍCIA


FONTE: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=932042

Nenhum comentário:

Postar um comentário