sábado, 2 de outubro de 2010

Justiça Eleitoral: tudo pronto para 3 de outubro no Ceará

O Ceará é o único estado nordestino que não solicitou reforço Federal


Tudo pronto para as eleições do dia 3 de outubro. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE) divulgou ontem, durante coletiva, que o Ceará é o único estado nordestino que não solicitou, até o momento, reforço federal, além de ter conseguido reduzir o custo do eleitor para o órgão. O Tribunal irá gastar com cada eleitor, em média, R$ 2,07.

Segundo o presidente do TRE, desembargador Geraldo Brígido, até o momento, o processo eleitoral vem transcorrendo com tranquilidade. Ele ressaltou a existência de alguns excessos praticados pelos postulantes aos cargos eletivos, entretanto, garantiu que a Justiça Eleitoral tem trabalhado no sentindo de coibir qualquer ato censurável durante o este período.

Para o procurador regional eleitoral, Alessander Sales, a fiscalização foi intensa, sobretudo no último mês, por força do Ministério Publico Eleitoral (MPE/CE), tanto na Capital como no interior. Mas, com a proximidade das eleições, ainda não se pode debelar todos os atos ilícitos. No entanto, a cada novo pleito esta fiscalização vem sendo aperfeiçoada.

Alessander ressaltou que não só a repressão é suficiente para garantir a licitude da eleição e fez um apelo para que o cidadão se engaje, seja denunciando ou mesmo não compactuando com estes ilícitos. Com relação à lei do Ficha Limpa, o procurador eleitoral ressaltou o comprometimento da Justiça Eleitoral cearense, “que fez o diferencial nesta eleição no Ceará”.

Já o desembargador Geraldo Brígido solicitou ao eleitor que “tenha noção de civismo” e, portanto, não venda seu voto. “É preciso ter consciência que o voto irá decidir o futuro da Nação”, afirmou.

Urnas Eletrônicas

Todas as 21.661 urnas já estão sendo distribuídas nas 123 Zonas Eleitorais do Ceará. Aquelas que apresentarem algum problema serão substituídas, conforme afirmou o desembargador. O TRE, além das urnas titulares, ainda tem equipamentos reservas que ficarão distribuídos estrategicamente nas sessões eleitorais, caso alguma zona necessite de substituição de urna, por defeito técnico. Em Fortaleza, a distribuição iniciou-se na última quarta-feira e deve ser concluída amanhã, às véspera do pleito.

Segurança

Em todo Estado, o esquema de segurança foi reforçado para estas eleições. Ao todo, 4.400 policiais, entre civis e militares, estarão nas ruas. Segundo o coordenador de ações para as eleições da Polícia Militar, coronel Hélio Severiano de Vasconcelos, toda a corporação já recebeu as instruções de trabalho para as eleições, e em caso de flagrante de crime eleitoral, como boca de urna ou abordagem a eleitores, todos os envolvidos e materiais serão levados para Departamentos de Polícia Judiciária ou delegacias.

Lei Seca

Ao contrário de outros Estados, como São Paulo, o Ceará terá “Lei Seca” no próximo dia 3. A Secretária de Segurança Pública (SSPDS) baixou a Portaria nº 2103/2010, cujo teor proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas em bares, restaurantes e demais estabelecimentos públicos, da meia noite de sábado às 24 horas do domingo.

Apuração

A expectativa de apuração dos votos computados ainda é indefinida. Segundo o desembargador Geraldo Brígido, o TRE trabalhará com o horário estipulado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No entanto, o desembargador acredita que o Tribunal cumprirá o horário estabelecido, sem nenhum atraso.

Voto em trânsito

Nesta eleição, quem estiver fora de sua zona eleitoral poderá solicitar o voto em trânsito, que permitirá o eleitor votar para presidente da república e para vice. Em Fortaleza, teremos 3.374 eleitores cadastrados para votar – é a capital do Nordeste com o maior número de votantes fora do domicílio eleitoral. O voto em trânsito estará disponível apenas nas 26 capitais e no Distrito Federal. Em Fortaleza, haverá um local de votação em trânsito em cada zona eleitoral: 13, ao todo.

Transporte

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) vai reforçar a frota de ônibus na Capital, principalmente durante o horário de votação. Ao todo, 1.400 veículos estarão disponíveis à população. No sítio eletrônico da Etufor, é possível conferir o itinerário das linhas que passam próximas às respectivas zonas eleitorais.

FONTE: http://www.oestadoce.com.br/?acao=noticias&subacao=ler_noticia&cadernoID=12&noticiaID=34823

Nenhum comentário:

Postar um comentário