quinta-feira, 20 de maio de 2010

Câmeras vão monitorar as viaturas do Ronda na rua

20/5/2010


Equipamentos podem auxiliar na apuração de denúncias e, assim, evitar injustiças. Imagens ficarão arquivadas

A partir de hoje, viaturas do Ronda do Quarteirão começam a ser monitoradas, em tempo real, por um sistema de câmeras instaladas dentro e fora das viaturas, que permitirão o acompanhamento de tudo o que acontece durante o trabalho dos policiais nas ruas da cidade.

A previsão do coronel PM Joel Brasil, secretário-executivo de Segurança Pública do Ceará, é que, nos próximos dois meses o sistema esteja funcionando em todas as 213 viaturas que operam na Capital e Interior do Estado. "E ainda nas 48 viaturas reserva que substituem as outras em caso de necessidade", destacou.

Software

O novo sistema - que complementa o monitoramento já existente via GPRS e satélite - permitirá que as imagens das viaturas sejam vistas na sede do Batalhão Comunitário e, ainda, pelos comandantes, via celular. "Foram instalados softwares nos telefones celulares dos comandantes e assim todos poderemos acompanhar, em tempo real, o que estar ocorrendo com as equipes. Desta forma, teremos uma interação muito maior com os policiais que estão em operação, corrigir condutas de abordagem e até ajudar na tomada de decisões", avaliou o coronel PM Werisleik Ponte Matias, novo comandante do Ronda do Quarteirão.

De acordo com um dos coordenadores do monitoramento, Sidney Botelho, o novo sistema traz mais funcionalidade ao trabalho já realizado. "Tínhamos alguns indicadores, como o de que a viatura não podia ficar parada por mais de 15 minutos, a não ser em ocorrência. Através de um mapa, também podíamos observar se a viatura saía de sua área sem aviso prévio. Agora, teremos toda a dimensão do que está acontecendo dentro e fora da viatura, inclusive no xadrez", destacou.

Imagens

Para o coronel Werisleik, as imagens - que ficarão arquivadas durante 20 dias - proporcionam maior segurança para a comunidade e para os próprios policiais. "Quando houver uma denúncia contra os militares, por exemplo, as imagens nos auxiliarão a esclarecer o que de fato ocorreu e evitarão injustiças. Para o bom policial, as câmeras são aliadas. Para o mau policial, são inimigas". O Ronda conta com 2.680 homens.

NATHÁLIA LOBO
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário