sábado, 9 de abril de 2011

Vídeo flagra situação dos corpos periciados no SVO

08/04/2011
Cadáveres aparecem amontoados ao ar livre, mostrando a precariedade dos serviços de perícia



Um retrato do descaso com a saúde pública. Não bastasse o abandono dos vivos, os mortos também são alvo do desrespeito. O Sindicato dos Policiais Civis faz uma denúncia contra o Serviço de Verificação de Óbitos (SVO) – corpos que chegam ficam jogados à espera de perícia.


Um cinegrafista amador filmou o local onde ficam os corpos. As imagens são fortes e impressionam. Cadáveres aparecem amontoados e despidos, ao lado de ferramentas inadequadas, usadas nas necrópsias. Fora da sala, outros corpos que estavam guardados em câmeras frias descongelam ao sol.

Os moradores da região, em Messejana, já suspeitavam de que havia algo errado nas atividades improvisadas do SVO. O órgão é responsável por examinar os corpos de pessoas que tiveram morte natural. O Instituto Médico Legal está em obras. As autópsias por morte violenta também são feitas no local. Para o Sindicato da Polícia Civil, a precariedade torna o trabalho impossível.

Segundo a Perícia Forense do Ceará, a necrópsia do IML é feita por médicos legistas em condições adequadas. A promotora de justiça de defesa da sáude pública diz que já existe uma denúncia contra a precariedade dos serviços no SVO e que essa nova denúncia vai ser somada ao processo.

A assessoria da secretaria da Secretaria de Saúde do Estado informou que atualmente há 4 corpos do SVO para serem liberados e que o vídeo mostra a situação de corpos do IML, órgão ligado à Perícia Forense.

Veja o vídeo:


Denúncia Corpos SVO from TV Cidade Fortaleza on Vimeo.


FONTE: http://www.cnews.com.br/?p=76241

3 comentários:

  1. evaldo costa e vitor valim foi muito bom o trabalho que vcs fizeram junto ao iml fazendo demuncias sobre o svo pois ja discomfiava do tratamento dado aos corpos que la chegam

    ResponderExcluir
  2. Vitor e Evaldo esse video server pra mostra a realide que pasam nossos entequeridos quando parten pra melhor,ou pior sao senas vivida ´por meus familiares tambem senas de descasos vistas de perto.

    ResponderExcluir
  3. o cidade 190 como sempre de parabens ,continue assism pois so vcs fazem isso.

    ResponderExcluir