quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Após a fuga de presos, dinamite é encontrada no IPPS

26/8/2010

Os artefatos foram deixados próximo da muralha. O diretor da penitenciária foi quem recebeu a denúncia

Esquadrão Anti-Bombas do GATE
examina o artefato
Bananas de dinamite e um detonador foram encontrados, ontem pela manhã, a poucos metros da muralha do Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS), no Município de Aquiraz (Região Metropolitana de Fortaleza). . O material foi descoberto após uma denúncia que chegou ao diretor da penitenciária, Celso Murilo Rebouças de Mendonça, com informações que poderiam ajudar a esclarecer a fuga de três presos ocorrida no último fim de semana.

"A pessoa que ligou informava que a fuga seria próximo de uma guarita. Fomos ao local e encontramos, inicialmente, uma escavação recente de um buraco, com cerca de 40 centímetros", contou. O diretor disse, ainda, que a ligação pode ter partido de um preso.

Explosivos

Ao lado da escavação, havia um par de tênis. Ainda perto do local, onde também há um fosso, estavam as dinamites e o detonador. "A fiação elétrica da área estava afastada", ressaltou Rebouças.

Imediatamente após a descoberta, a direção do IPPS acionou o Esquadrão Antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), para analisar o artefato. O comandante do Batalhão Polícia de Choque, coronel João Batista Bezerra dos Santos, acompanhou toda a operação. "O material encontrado era suficiente para abrir uma fenda na muralha por onde poderia ocorrer uma fuga em massa", revelou o comandante.

Os policiais chegaram ao local e tiveram que caminhar por cerca de 30 minutos ao redor da muralha até chegar ao local, que é de difícil acesso. Após o exame do material, o grupo decidiu recolher tudo para ser levado ao paiol do BpChoque.

"Quando o artefato pode ser carregado, precisa ser detonado no local, isso é executado dentro das condições ideais de segurança. Mas, no caso específico deste material apreendido, não foi preciso. Era quase um quilo de explosivo e podia ser transportado em segurança para que todos os procedimentos sejam realizados posteriormente", destacou o coronel Batista.

Ontem era dia de visita no IPPS e a movimentação policial chamou a atenção das pessoas que aguardavam para entrar na penitenciária.

Cautela

O comandante esclareceu que ninguém deve manusear este tipo de material sem ser especialista. "Como tem ocorrido alguns casos na Capital, pedimos à população que tenha a máxima cautela com este tipo de artefato. Quando alguém se depara com um explosivo, deve acionar imediatamente a Polícia. A própria tropa de policiamento normal, ostensivo, só tem que isolar a área. O Esquadrão Anti-Bombas tem os policiais preparados para lidar com a situação", assegura.

Segundo o comandante, a PM, através do BpChoque, está adquirindo uma roupa e um escudo anti-bombas que ajudarão no trabalho com os explosivos, principalmente o desarme.

No dia 3 de abril passado, agentes penitenciários encontraram, junto à muralha do IPPS - na mesma área em que houve a recente descoberta - uma sacola contendo várias bananas de dinamite. Dias depois, mais explosivos foram achados no local

Na manhã de terça-feira, um morador do bairro Passaré também encontrou várias bisnagas de dinamite jogados em um terreno baldio localizado na Rua Crisanto Arruda. O material também foi recolhido pelo Gate, sob o comando do capitão Antônio Cavalcante.

NATHÁLIA LOBO
SUBEDITORA DE POLÍCIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário