terça-feira, 25 de maio de 2010

Assaltantes matam italiano

25/5/2010


O turista foi atacado por dois ladrões quando estava na companhia de amigos. O crime ocorreu em plena avenida

O italiano Giuseppe Paparone, 52, que passava férias no Ceará com quatro amigos e retornaria à Europa ainda ontem, foi a vítima mais recente da violência que avança na Capital cearense. Ele foi baleado e morto durante um assalto, na noite do último domingo (23), depois que o carro em que o grupo estava apresentou problemas mecânicos na Avenida Washington Soares, no bairro Edson Queiroz.

Segundo a Polícia, os quatro estrangeiros trafegavam pela Avenida Edilson Brasil Soares quando dobraram à direita na Washington Soares e, defronte a um posto de combustíveis, o veículo apresentou uma pane.

Assalto

Os italianos desceram do automóvel, por volta das 22 horas, e dois rapazes em uma bicicleta aproximaram-se. Com um revólver de calibre 38 em mãos, Kilmar Santana de Lima, 22, e o adolescente M.M.O.,17, anunciaram um assalto contra os estrangeiros, ordenando que todos colocassem as mãos para o alto. A dupla tomou todos os pertences do grupo, inclusive carteiras e telefones celulares.

"Quando os bandidos iam fugir, Paparone olhou para Kilmar, e por isso, este disse ter atirado", contou, ontem pela manhã, o capitão Alexandre, do Ronda do Quarteirão, que é o responsável pelo núcleo que compreende os bairros da Sapiranga e Edson Queiroz, onde toda a história se desenrolou.

O tiro acertou o tórax do turista e este foi socorrido pelos próprios colegas, que conseguiram fazer com que o veículo funcionassem. Em poucos minutos, viaturas da Polícia Militar - Ronda do Quarteirão e Polícia Rodoviária Estadual - estiveram no local e os policiais chegaram a solicitar uma ambulância do Samu para o socorro da vítima, mas a viatura não apareceu.

O italiano foi levado para o Hospital Geral de Fortaleza (HGF), onde, segundo a assistente social Vilani Thé, que estava de plantão, deu entrada em estado gravíssimo. Ele chegou a ser entubado e reanimado, mas não resistiu e pouco depois faleceu. Paparone residia na Suíça e embarcaria de volta ao seu país ainda ontem.

A Polícia Militar fechou o cerco aos bandidos na área e, duas horas depois da morte do italiano, conseguiu identificar e prender os dois envolvidos no crime. Kilmar Santana de Lima e M.M.O., que segundo testemunhas relataram à Polícia, fugiram em direção à Avenida Desembargador Feliciano de Ataíde, foram presos no Conjunto Alvorada pelos soldados Wilton e Rabelo da viatura RD-1090,do Ronda do Quarteirão.

Depois da prisão de Kilmar Santana de Lima, 22, e da apreensão do adolescente M.M.O., 17, a Polícia passou a trabalhar as buscas nos matagais da área do bairro Edson Queiroz a procura da arma utilizada no latrocínio.

Em depoimento na Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur), Kilmar Santana confessou a autoria do disparo que matou Giuseppe Paparone . Para a PM, ele afirmou ter abandonado a arma em um matagal na Avenida Desembargador Feliciano de Ataíde logo após o crime.

Diante da confissão, o comandante do Ronda do Quarteirão, coronel PM Werisleik Ponte Matias, esteve no local indicado pelo acusado, ontem pela manhã, com várias equipes do Ronda. As equipes realizaram buscas pela área, a procura do revólver que teria tirado a vida do estrangeiro.

Buscas

Durante várias horas, mais de uma dezena de policiais militares - com a ajuda do próprio acusado - percorreram toda a extensão do matagal e nada encontraram. "Ele afirmou ter jogado aqui o revólver de calibre 38 e quatro telefones celulares pertencentes às vítimas. Acreditamos que a arma não tenha sido abandonada, porque fizemos uma varredura em toda a área e nada foi encontrado", destacou. O próprio comandante acompanhou de perto toda a diligência. A mobilização policial chamou a atenção da população, pessoas que moram e trabalham nas imediações.

Segundo o oficial, Kilmar já responde a processos por roubo a mão armada e tráfico de drogas. Apesar dele ter confessado a autoria do disparo, os amigos do italiano assassinado, que testemunharam o crime, reconheceram o adolescente como o autor do disparo. M.M.O. foi encaminhado à Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Os dois rapazes foram submetidos a exames de parafina e residuográfico para que seja esclarecido quem efetuou o disparo contra o estrangeiro.

A Polícia suspeita que a mesma dupla tenha praticado outros assaltos naquela região da cidade nas horas que antecederam ao crime que vitimou o italiano. Outra hipótese levantada pelas autoridades diz respeito à possibilidade de envolvimento de outras pessoas no crime, inclusive no aluguel da arma de fogo que os criminosos usaram.

Alugadas

Em diversos casos de assaltos ocorridos recentemente em Fortaleza, a Polícia descobriu que os autores dos roubos haviam recebido as armas de terceiros, mediante aluguel. O fato já foi constatado também em diversas investigações feitas pela Polícia, por exemplo, na área da Aerolândia e Lagamar. O garoto envolvido no assalto e morte do turista italiano foi transferido para um Centro de Triagem da Vara da Infância e da Adolescência depois de ouvido em termo de apreensão em flagrante delito na DCA.

DESTAQUE

Crime repercutiu em todo o mundo

A morte do turista italiano Giuseppe Paparone, 52, ocorrida na noite do último domingo em Fortaleza, repercutiu nacional e internacionalmente. Os principais sites de notícias brasileiros, italianos e até mesmo, espanhóis, ingleses e canadenses divulgaram o fato em suas páginas com destaque.

No começo da manhã de ontem, a notícia rapidamente se espalhou pelo mundo e os correspondentes das agências de notícias começaram a buscar informações sobre o caso. Inicialmente, os maiores portais noticiosos brasileiros e as agências se reportaram ao crime. Em seguida, foi a vez dos noticiosos estrangeiros destacarem o fato.

No site de um dos maiores jornais italianos, o ´Corriere Della Sera´, o crime foi traduzido como um "trágico ataque". No título da notícia estava estampado: "Turista italiano ucciso in Brasile (Turista italiano morto no Brasil).

Segundo o site do jornal, o italiano era natural da província de Siracusa, na Sicília, mas estava trabalhando em Zurique. Para o site do periódico ´La Repubblica´, a morte do turista italiano foi reproduzida como um "drama na noite da cidade de Fortaleza", informava o primeiro parágrafo do texto.

Já, no site do ´Il Messaggero´, o destaque era o seguinte: Brasile: turista italiano ucciso per rapina Voleva trasferirsi a Fortaleza (Brasil: turista italiano morto em assalto queria se mudar para Fortaleza). Enquanto os sites noticiavam a morte do italiano, a repercussão negativa crescia em outros setores.

Ligações

Segundo o diretor executivo da Associação dos Italianos no Ceará, Vitório Ricevuti, logo após o início das notícias pela internet em todo o mundo, centenas de ligações começaram a chegar na associação.

Conforme Ricevuti, a maioria dos telefonemas externavam a preocupação de estrangeiros, de vários países, não só da Itália, sobre o problema. "Algumas agências de viagens ligaram informando que alguns clientes já haviam começado a cancelar viagens agendadas para o Brasil. Isso vai repercutir não só no turismo, mas nos investimentos estrangeiros no Estado", disse.

O presidente da associação dos italianos, explicou que, a entidade é formada por aproximadamente 20 mil italianos, que moram no Ceará e por alguns que visitam o Estado todos os anos. "As pessoas procuravam o Ceará pela beleza das praias, mas também pela segurança, que eles não encontravam no Rio de Janeiro e em Salvador. Esse fato trouxe um desconforto muito grande para todos", disse.

Familiares

De acordo com Ricevuti, até o começo da noite de ontem, a associação ainda não havia conseguido entrar em contato com os familiares do italiano morto. "Ele morava na Suíça, mas era natural da Sicília. Estamos em contato nos dois locais tentando localizar os parentes dele".

Segundo Ricevuti, o Consulado da Itália no Ceará já havia iniciado os trâmites legais para o traslado do corpo. Na manhã de hoje, membros da associação e do consulado italiano irão ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO) cuidar de detalhes da transferência.

Associação

20 mil italianos fazem parte da Associação dos Italianos no Estado do Ceará. A direção da entidade, que tem sede em Fortaleza, afirma que a morte do estrangeiro trará prejuízos ao turismo do Estado

PLANO INTERROMPIDO

Turista tinha sonho de morar no Ceará

O italiano Giuseppe Paparone tinha um sonho: construir uma casa em uma praia na Região Metropolitana de Fortaleza e adotar a cidade como lar. O sonho foi interrompido de maneira trágica, na noite de domingo, durante um assalto.

"Ele escolheu Fortaleza para viver, mas acabou morrendo na terra na qual gostaria de passar o restante da vida", disse Vitório Ricevuti, diretor executivo da Associação dos Italianos no Estado do Ceará. O sonho de Giuseppe estava perto de ser realizado. A casa onde moraria já estava sendo construída em uma praia do Litoral Leste e deveria ficar pronta até o próximo ano, quando ele se mudaria definitivamente para o Ceará.

Para Vitório Ricevuti, assim como Giuseppe, muitos estrangeiros escolhem o Ceará como lar, mas também investem dinheiro em outros empreendimentos no Estado.

Segundo Ricevuti, ele mesmo foi um desses estrangeiros que adotou Fortaleza como lar. "Moro há quase 20 anos aqui. Escolhi viver aqui nessa cidade não só pelas belezas da terra, mas, sobretudo, pela tranquilidade". De acordo com Ricevuti, a violência contra os estrangeiros cresceu nos últimos anos.

"Eles vêm para cá inocentes, nem sequer imaginam que podem ser assaltados e, muito menos, mortos aqui no Ceará. Com casos como esse, a história começa a mudar, muitos estão desistindo de vir e outros pensando em voltar", afirmou.

Depoimentos

Ainda abalados com a morte do compatriota, os amigos de Giuseppe prestaram depoimento, na tarde de ontem, à delegada Adriana Arruda, titular da Delegacia de Proteção ao Turista (Deprotur).


FONTE DIÁRIO DO NORDESTE
NATHÁLIA LOBO/EMERSON RODRIGUES
REPÓRTERES

Nenhum comentário:

Postar um comentário