quinta-feira, 15 de abril de 2010

Secretário diz que onda de violência é ´atípica´

O Estado do Ceará pede socorro!
Durante evento, Roberto Monteiro declarou que aumento de números da violência "não tem explicação"


Convidado para uma palestra sobre "Segurança", na tarde de ontem, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará (OAB-CE), o titular da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), Roberto Monteiro, classificou o crescimento dos índices de violência, nos últimos três meses, em Fortaleza, como "atípico". Ele declarou que os números vinham num patamar constante, até o fim do ano passado, mas "tiveram um pico", no último mês de março. "Não tem explicação. Aconteceu. Agora é trabalhar para voltar aos índices anteriores", acrescentou.

Diante dos 492 assassinatos registrados, na Capital, de janeiro a ontem, o secretário disse que mudanças nas estratégias da polícia estão em curso. Monteiro admitiu que há falhas e não tem sido dada a devida atenção à ações de inteligência. "Isto pode ter contribuído (para o aumento da violência)".

Desta forma, a partir de agora, garantiu o secretário, os esforços da polícia estarão concentrados neste sentido. Monteiro revelou que reuniões de planejamento vêm sendo realizadas com gestores da segurança pública para traçar os novos planos de ação. "O objetivo é evitar que os crimes aconteçam e, principalmente, tirar as armas das mãos dos bandidos", explicou.

Monteiro falou ainda dos investimentos da SSPDS em capacitação de recursos humanos, na compra de equipamentos e na recuperação da infraestrutura do órgão, através da construção e reforma de delegacias e presídios, na Capital e no Interior. Anunciou investimentos na ordem de R$ 500 milhões, dos quais R$ 374 milhões já executados.

Questionado pelo conselheiro da OAB-CE, Edimir Martins, sobre a redução gradual do efetivo de policiais, no Ceará, o secretário admitiu a carência e defendeu a terceirização como saída para a ampliação da quantidade homens combatendo a criminalidade nas ruas. "Não é preciso ter concurso público para dirigir uma ambulância do Instituto Médico Legal (IML) ou registrar um Boletim de Ocorrência".

Monteiro ressaltou ainda a importância do combate à corrupção dentro das polícias Civil e Militar. "Tenho mais consideração pelos bandidos, que não tiveram oportunidades na vida, do que por policiais corruptos, que tiveram oportunidades e desperdiçaram", afirmou.

Conforme o presidente da Comissão de Segurança da OAB, Renato Torrano, a palestra foi a primeira ação de várias da entidade que culminarão num seminário sobre segurança, ainda este ano. "Nosso objetivo é aproximar a Ordem do temas que interessam à sociedade".

"Uma pena"

Presente à palestra de Roberto Monteiro, Ednardo Montenegro, pai da empresária Marcela Montenegro, morta durante uma tentativa de assalto, no Papicu, no início do mês passado, ansiava por um encontro com Roberto Monteiro. Seria o segundo, já que havia estado, sábado passado, com o secretário.

"Foi por acaso", contou Montenegro. Ele saía de uma farmácia quando, cercado de seguranças, entrava Monteiro. "Abordei-o com todo o respeito, como um cidadão que quer respostas, e mostrei um livreto que fizemos em homenagem à Marcela. Ele folheou, olhou para mim e disse: ´Uma pena´. Ontem, o empresário saiu da palestra sem as respostas que queria. "Me sinto desamparado. É muito complicado um contato com o poder público", desabafou.

O que eles pensam

Ceará vive hoje com medo da criminalidade

Os cidadãos estão com medo. A cada dia que passa a violência chega mais perto. Foi assim comigo e todos os dias é assim com vários pais e mães. Eu perdi a minha filha, nada vai trazê-la de volta. Mas quem a matou precisa ser punido. A Polícia precisa dar respostas para a sociedade

Ednardo Montenegro
Empresário

Nosso principal objetivo é fortalecer a discussão sobre segurança pública, problema que hoje preocupa toda a sociedade. A ideia é cobrar do Estado obrigações que são próprias dele, mas não estão sendo cumpridas. Por isso, criamos a Comissão de Segurança Pública


Valdetário Monteiro
Presidente da OAB-CE





FILIPE PALÁCIO
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário